Pela primeira vez, o carnaval de Regência vai ser animado ao som do Bloco do Vassoura. A programação celebra a trajetória do colatinense José Monteiro, conhecido como Vassoura, apelido que ganhou ainda na infância devido os cabelos compridos.
Os foliões vão percorrer as ruas da Vila de Regência no sábado de carnaval, dia 14, e na terça-feira, dia 17.
A história de Vassoura se confunde com a cultura do carnaval capixaba. Vassoura construiu uma identidade musical marcante e consolidou-se como um dos apaixonados defensores da folia no Espírito Santo.
Ao longo de sua trajetória, durante um ano atuou como presidente da escola de samba Unidos da Piedade, em Vitória. No repertório musical, é autor de aproximadamente 30 composições.
Uma das músicas será o enredo do Bloco do Vassoura neste ano. A letra rende uma linda homenagem à simplicidade da vila de Regência, cheia de encantos naturais e cultura. Frequentador assíduo da vila, Vassoura exaltou a vida simples, o congo, o surfe, os personagens de Regência, os pescadores e as crianças.
Vassoura faleceu em 2019, depois de lutar contra um câncer. A organizadora do bloco, Roberta Furtado Vellozo Lucas, foi casada com o músico por muitos anos. Hoje casou novamente e, ao lado de amigos, entendeu que o bloco seria uma forma de preservar e celebrar a memória do artista através de algo que ele tanto amava.
Comentários: