Ronda Linhares

Notícias/Política

Minha casa, minha vida: Linhares abre cadastro para 400 casas.

Confira os critérios.

Minha casa, minha vida: Linhares abre cadastro para 400 casas.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Departamento de Habitação, abriu nesta quinta-feira (07) o período de agendamento para as inscrições de famílias interessadas em participar do programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1, do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e o Município.

 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por agendamento, através do sistema sisHABI – Sistema de Gestão Habitacional – Públicos: https://linhares.sishabi.com.br/publicos/habitacao

 

O cadastro ficará disponível até maio de 2026, oferecendo ampla janela de tempo para as famílias organizarem a documentação necessária. A seleção dos contemplados é feita exclusivamente pelo Governo Federal com base nas informações prestadas pelas famílias.

 

Os moradores que tiverem de dificuldade de acesso à internet para realizar o agendamento podem buscar orientação no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do território onde reside.

 

Ao todo, 400 apartamentos estão sendo construídos no município, divididos entre os residenciais Santa Cruz I e Santa Cruz II, com 200 unidades habitacionais em cada um. A previsão é de que os imóveis sejam entregues às famílias até o segundo semestre de 2026. A obra é de responsabilidade da empresa Cobra Engenharia.

 

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Poliana Mantovani, esse é um passo importante para reduzir o déficit habitacional do município. “Nosso compromisso é garantir que mais famílias linharenses tenham acesso à moradia digna, com transparência, critério social e responsabilidade”, destacou.

 

O prefeito Lucas Scaramussa reforçou que a ação é resultado de um trabalho integrado entre as três esferas de governo e que vai transformar vidas. “Esse não é apenas um projeto de construção de apartamentos. É a realização do sonho da casa própria para centenas de famílias e a prova de que estamos no caminho para que os linharenses tenham mais dignidade e mais qualidade de vida.”

 

✅ Quem pode se inscrever?

 

Podem se inscrever famílias que atendam aos seguintes critérios:

 

Residir no município de Linhares/ES;

 

Estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com endereço no município há, no mínimo, 5 anos;

 

Ter renda familiar bruta mensal de até R$ 2.850,00 (Faixa Urbana 1), conforme a Portaria 1248/2023 do Ministério das Cidades;

 

Não possuir imóvel residencial próprio ou financiamento habitacional ativo;

 

Não ter sido beneficiado com programas habitacionais similares nos últimos 10 anos, conforme a Portaria MCID nº 738/2024.

 

📝 Como fazer a inscrição?

 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por agendamento, através do sistema sisHABI – Sistema de Gestão Habitacional – Públicos. O cadastro ficará disponível até maio de 2026, oferecendo ampla janela de tempo para as famílias organizarem a documentação necessária.

 

Clique no link: https://linhares.sishabi.com.br/publicos/habitacao

 

Antes de agendar, é fundamental que os interessados verifiquem se possuem toda a documentação exigida.

 

📄 Documentos obrigatórios

 

No ato da inscrição, é necessário apresentar documentos originais, legíveis e dentro da validade:

 

Documento de identidade e CPF de todos os membros da família;

 

Comprovante de residência atualizado;

 

Comprovante de renda de todos os membros;

 

Certidão de nascimento ou casamento (com averbação, se aplicável);

 

Laudo médico (se houver membro com deficiência ou doença grave);

 

Declaração de inscrição no CadÚnico atualizada (menos de 24 meses);

 

Comprovante de escolaridade dos filhos menores, se houver;

 

Comprovação da situação de aluguel, coabitação ou ônus excessivo (quando aplicável).

 

📍 Local de atendimento presencial

 

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Departamento de Habitação

📍 Rua Governador Florentino Ávidos, nº 80, Nossa Senhora da Conceição (2º andar)

🕗 Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 

Em caso de dúvidas, as famílias também podem buscar orientação no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de seu bairro.

 

🔍 Etapas após a inscrição

 

Após a inscrição, as informações serão analisadas por meio de seleção automática do sistema do Governo Federal.

 

As famílias selecionadas serão convocadas para a assinatura de um termo de verificação, que será encaminhado à Caixa Econômica Federal, responsável pela confirmação da veracidade dos dados prestados.

 

A lista final com os aprovados será divulgada após essa etapa.

Comentários:

Veja também