Ronda Linhares

Notícias/Eduçacão

Sooretama recebe polo de especialização em Educação do Campo  

Foi implantado no município um curso de pós-graduação oferecido pela Ufes para educadores que atuam em escolas rurais.    

Sooretama recebe polo de especialização em Educação do Campo  
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Sooretama agora é sede de um polo de especialização em Educação do Campo, fruto de uma parceria inédita entre a Administração Municipal, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O polo funciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Armando Barbosa Quitiba e oferece um curso de pós-graduação voltado exclusivamente à formação de professores que atuam nas áreas rurais.

A implantação é resultado direto da participação de Sooretama no Programa Escola da Terra Capixaba. Em 2024, o município ofertou um curso de aperfeiçoamento em Educação do Campo. A formação, realizada aos sábados, contou com a adesão de dezenas de professores da rede municipal e estadual. O compromisso e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos educadores foram reconhecidos pela Ufes, que disponibilizou 30 vagas de pós-graduação para Sooretama.

Segundo a coordenação do programa, os critérios de seleção foram baseados no desempenho e na participação no curso de aperfeiçoamento. Os 30 selecionados agora fazem parte da primeira turma de especialistas em Educação do Campo, pós-graduação com formação continuada diretamente no município.

A cerimônia de abertura do curso reuniu autoridades locais e representantes das instituições parceiras. Estiveram presentes o prefeito Fernando Camilletti, a secretária municipal de Educação, Raquel dos Santos Monteiro, os coordenadores e tutores do curso, Jhean Barros, Eliane Bravo e Fernando Vitorazzi, além dos professores da Ufes Bianca Blandino Florentino, Eduardo Carlos Souza Cunha e Adriano Ramos.

Para o prefeito, a chegada do polo representa um marco para o município. “É uma conquista histórica para a educação de Sooretama, especialmente para nossas comunidades rurais. Investir na formação dos nossos professores é investir no futuro dos nossos alunos”, afirmou Fernando.

Além dos educadores locais, o curso de pós-graduação também é aberto à professores de cidades vizinhas. A especialização tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos docentes sobre as especificidades da educação no campo, promovendo práticas pedagógicas mais alinhadas à realidade das escolas rurais. Além disso, o curso fortalece o regime de colaboração entre as instituições de ensino superior e os sistemas públicos de educação básica.

Comentários:

Veja também