Ronda Linhares

Notícias/Policial

Sooretama receberá Companhia da Polícia Militar.

Atualmente, o município conta apenas com um Destacamento da PM, com aparato e efetivo reduzido de policiais.  

Sooretama receberá Companhia da Polícia Militar.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O município de Sooretama, no Norte do Estado, será um dos contemplados com a criação de novas estruturas na Polícia Militar (PM/ES) e no Corpo de Bombeiros Militar (CBM/ES), com o objetivo de ampliar a capacidade operacional e tornar mais eficiente o trabalho das forças de segurança do Espírito Santo.

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), por meio de suas redes sociais, na quinta-feira (15). Elaborada após diversos debates e minuciosa avaliação técnica, a proposta de reforma administrativa na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros será encaminhada à Assembleia Legislativa em fevereiro, após o período de recesso parlamentar, segundo informou Casagrande.

Entre as medidas anunciadas pelo governador está a criação de uma Companhia da Polícia Militar em Sooretama. Com isso, o município receberá maior efetivo e melhor aparato policial para combater a criminalidade e garantir a segurança da população. Desde a sua emancipação, há mais de 30 anos, a cidade conta apenas com um Destacamento da PM, ligado ao 12º Batalhão de Linhares. Com o passar dos anos e o crescimento econômico e populacional, a estrutura tornou-se insuficiente para atender à crescente demanda por policiamento.

Uma companhia é uma unidade militar composta por entre 60 e 250 militares e tradicionalmente comandada por um capitão.

O prefeito Fernando Camiletti comemorou o anúncio, que, segundo ele, é resultado da parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal. “O anúncio da Companhia é um passo importante para fortalecer a segurança do nosso município. Melhora a estrutura, dá mais autonomia ao policiamento e reforça o trabalho de combate à criminalidade”, avaliou.

Paralelamente às ações do Estado, Fernando lembrou que, no início deste ano, a Prefeitura criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e está avançando na formação da Guarda Civil Municipal. “Seguimos trabalhando em parceria com o Governo do Estado para avançar cada vez mais”, completou.

Novas estruturas

Além da Companhia em Sooretama, o governador Renato Casagrande anunciou a criação de novos batalhões da Polícia Militar nos municípios de Viana, Afonso Cláudio e Marataízes, em substituição às atuais Companhias Independentes.

Já o Corpo de Bombeiros Militar terá novos batalhões em Vila Velha e na Serra, além da criação de um batalhão especializado em desastres naturais, com o objetivo de ampliar a capacidade do Estado para lidar com eventos climáticos extremos.

Os municípios de Castelo e Santa Maria de Jetibá receberão novas Companhias Independentes da Polícia Militar. Uma nova Companhia Motorizada também será criada no âmbito do Batalhão de Missões Especiais (BME).

Comentários:

Veja também