Ronda Linhares

Notícias/Policial

CIMU completa um ano com mais de 18 mil visitas tranquilizadoras no Espírito Santo.

Os milhares de atendimentos feitos em 2025 foram realizados pela Unidade em todo o Estado por meio da Patrulha Maria da Penha.

CIMU completa um ano com mais de 18 mil visitas tranquilizadoras no Espírito Santo.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com um ano de existência, a Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou, em 2025, 18.446 visitas tranquilizadoras em todo o Espírito Santo. Os atendimentos foram feitos pelas equipes da Patrulha Maria da Penha, responsável pelo acompanhamento de mulheres com medidas protetivas deferidas pela Justiça. Em celebração ao primeiro ano de atuação da Unidade, a PMES realizará uma solenidade nesta quinta-feira (29), em Bento Ferreira, Vitória. O evento contará com a presença do comandante-geral, coronel Douglas Caus, e da comandante da CIMU, major Pandolfi.

 

Criada em janeiro de 2025, a CIMU atua para enfrentar a violência doméstica e familiar, protegendo a vida das mulheres capixabas e fiscalizando o efetivo cumprimento das medidas protetivas. Também faz parte das ações desenvolvidas o monitoramento de situações de risco, contribuindo para a prevenção de novos episódios de violência e fortalecimento da sensação de segurança das vítimas.

 

Além da atuação operacional, a Companhia investe em ações educativas e preventivas, promovendo palestras, capacitações e campanhas de conscientização voltadas ao respeito, à igualdade e aos direitos das mulheres, especialmente em comunidades mais vulneráveis.

 

A Polícia Militar reforça que a participação da sociedade é fundamental no enfrentamento à violência doméstica. Diante de qualquer sinal de agressão, a comunidade deve comunicar o fato às autoridades para que as providências cabíveis sejam adotadas.

Comentários:

Veja também