Ronda Linhares

Notícias/Agro

Projeto Recupera mantém alta performance e recupera 674 celulares em 2025.

Iniciativa utiliza tecnologia e inteligência policial para localizar aparelhos furtados ou roubados e devolvê-los às vítimas.

Projeto Recupera mantém alta performance e recupera 674 celulares em 2025.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Projeto Recupera, criado para localizar, recuperar e restituir aparelhos celulares roubados e furtados em todo o Estado, e, coordenado pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), consolida-se como uma estratégia eficiente e permanente de enfrentamento ao furto e roubo de celulares no Estado.  Ao todo, 674 celulares foram recuperados somente em 2025.

Desde seu lançamento em 23 de julho de 2024, o Projeto Recupera vem apresentando crescimento consistente, já totalizando 957 aparelhos recuperados, nos três anos de atuação. Um comparativo técnico entre os períodos de julho a dezembro de 2024 e julho a dezembro de 2025 demonstra estabilidade com viés de crescimento e consolidação operacional. Nesse recorte, foram recuperados 386 aparelhos no segundo semestre de 2024 e 392 aparelhos no mesmo período de 2025, representando um aumento de seis unidades e mantendo o patamar elevado de produtividade mesmo após a concentração expressiva de recuperações no mês de julho de 2024 (220 aparelhos).

Em 2025, diferentemente do cenário inicial de implementação, os resultados foram distribuídos de forma mais equilibrada ao longo dos meses, evidenciando maturidade operacional, regularidade nas ações e aperfeiçoamento das ferramentas de rastreamento e inteligência. Destaque para novembro de 2025, quando foram recuperados 124 aparelhos — número significativamente superior ao mesmo mês de 2024, que registrou apenas 2 aparelhos.

"Os dados demonstram que o Projeto Recupera superou a fase de implantação e passou a operar em regime consolidado, mantendo produtividade elevada sem depender de ações concentradas ou pontuais. Mais do que números, o projeto reafirma seu caráter estratégico: utiliza tecnologia avançada de rastreamento, integração com operadoras de telefonia e articulação com forças de segurança para identificar aparelhos subtraídos e promover sua devolução às vítimas", disse o superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegado Ícaro Ruginski.

A iniciativa alia responsabilização e orientação. Os cidadãos identificados em posse de aparelhos furtados ou roubados são intimados pelos canais oficiais da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), com data, horário e local para comparecimento e devolução voluntária. "Com isso, o Estado não apenas combate o crime patrimonial, mas também devolve à população bens que concentram informações pessoais, profissionais e afetivas — reforçando a sensação de segurança e confiança nas instituições", disse Ruginski.

Recuperações por Ano  

O Projeto Recupera vem apresentando crescimento consistente desde sua implantação. No segundo semestre de 2024 (julho a dezembro), foram recuperados 386 aparelhos celulares, sendo 220 em julho, 72 em setembro, 59 em outubro, 2 em novembro e 33 em dezembro. Em 2025, primeiro ano completo de execução da iniciativa, o número saltou para 674 aparelhos recuperados, distribuídos da seguinte forma: 11 em janeiro, 33 em fevereiro, 21 em março, 81 em abril, 42 em maio, 94 em junho, 68 em julho, 29 em agosto, 73 em setembro, 42 em outubro, 124 em novembro e 56 em dezembro. Já em 2026, até o momento, o projeto contabiliza 53 aparelhos recuperados, demonstrando a continuidade das ações e a manutenção do ritmo operacional da Polícia Civil do Espírito Santo.  

Comentários:

Veja também